sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Macae MTB Cup: Etapa XCO

Uma nova energia para o ciclismo Off Road

 Foto: Pedro Cury | Taça Brasil - Produção: Bikero

O Cross Country Olímpico, conhecido popularmente como XCO, é a prova de ciclismo no estilo off-road onde atletas percorrem trilhas no estado mais natural possível com suas bicicletas super modernas, ultrapassando obstáculos, deixando um rastro de ambientalismo, suor e adrenalina. Apostando nesse conceito de esporte e meio ambiente, juntamente com o crescimento do ciclismo como elemento da mobilidade urbana sustentável, a EDF Norte Fluminense, empresa geradora de energia elétrica instalada em Macaé, será a “fonte de energia” para impulsionar um projeto de incentivo à prática do esporte.
“Consideramos um ganho expressivo para o esporte do ciclismo na região de Macaé. Uma empresa que tem preocupações constantes com o ambiente, o esporte e a cultura, com valores que se baseiam em ambientalismo, em produção limpa de energia e superação constante, que a levou a ser referência mundial, é tudo o que encontramos no Mountain Bike (MTB), como exemplo. A Fecierj está contente com esta parceria e a promessa é ofertar à empresa contrapartidas no plano social. De pedaladas off-roads até pedaladas urbanas. Vamos estar juntos para absorver essa ‘nova energia’ no ciclismo de Macaé”, relata Eduardo Almeida, diretor de projetos da Fecierj.
O evento chamado Macaé MTB Cup, tradicionalmente realizado na pista localizada no Campo do Morro Grande, na RJ-168 km2,2, acontecerá no dia 27 de outubro à partir das 8h. Foi idealizado para colocar na cidade um evento olímpico do ciclismo off-road. “A pista é excelente, muito natural, considerada fácil e muito boa para incentivar novos adeptos do MTB a se desafiarem nesse esporte. É um esporte que te coloca em contato direto com a natureza, torna-se familiar porque os atletas não se dispersam e é considerada uma festa para os praticantes. É o momento em que vamos ver as novidades do mercado do MTB em prática e acaba se tornando uma confraternização para os participantes”, comenta Paulo Lopes, quem desenvolveu o trajeto, atualmente faz a manutenção da trilha e é considerado uma personalidade do MTB no Estado do Rio de Janeiro.
O Macaé MTB Cup terá uma novidade em 2013 que será a chancela nacional da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). “Agora além de valer pontos para ranking estadual, a competição também soma pontos para ranking nacional. Vamos ter feras de várias partes do Brasil. E nessa altura do campeonato existem muitos pontos a serem definidos e poucas provas com chancela CBC. Então a disputa promete ser muito boa”, acrescenta Marcio Gripp, atleta de Elite do Rio, praticante do MTB XCO.


A EDF Norte Fluminense
Com o objetivo de promover o desenvolvimento com cidadania, a inclusão social, a disseminação e a preservação da cultura e o crescimento sustentável, a EDF NF investe em programas de apoio a projetos sociais, culturais, esportivos, de promoção à saúde e de preservação ambiental. Em média, a empresa investe meio milhão de reais por ano em projetos culturais, somando recursos próprios e aqueles oriundos de renúncia fiscal (Lei Rouanet). No âmbito esportivo a empresa aposta na ginástica feminina do Clube de Regatas do Flamengo, e em Macaé, apoia o projeto Remando para o Futuro, que oferece condições para os atletas de canoagem treinarem e formarem equipes para participação em competições. A empresa também patrocina e apoia eventos pontuais, como o Macaé Eco Surf, realizado em julho de 2013.




Nenhum comentário:

Postar um comentário