quinta-feira, 10 de outubro de 2013

A prova



Em fevereiro de 2011 foi realizada a primeira prova de MTB na modalidade XCO com o nome “Macaé MTB Cup”. Uma pista feita no Campo do Morro Grande, com a união de sequências de trilhas naturais, que passam em matas fechadas, pasto aberto, com subidas e descidas técnicas, recebe os cuidados de Paulo Lopes para que a modalidade olímpica do MTB tenha seu espaço garantido na cidade.
Embora seja uma modalidade que tem como base o aproveitamento das dificuldades naturais, a pista é “travada”, fechada, mas considera “fácil” pelos praticantes do MTB XCO.
De acordo com Marcio Gripp, fundador da Bikero, “quem está a fim de ver como é o cross country olímpico, que é o XCO, tem uma boa oportunidade ter contato com uma pista totalmente pedalável. É o local perfeito para começar a treinar técnicas como andar em valetas, passar por raízes, descer barranco pequeno e enfrentar subidas curtas e íngremes. Vai ter a chance de sentir  o coração na boca!”.
“Em uma pista com baixa dificuldade conseguimos incentivar os adeptos do MTB a experimentar essa modalidade que oferta grande contato com o público. E durante uma prova, uma pista fácil traz dificuldades diferentes aos atletas de ponta, como lidar com situações de ultrapassagem e a alta velocidade que mantém o coração em ritmo forte por mais tempo”, relata Paulo Lopes.
A prova terá duas chancelas, Nacional e Estadual, trazendo atletas de outros estados para o contato com os amadores e iniciantes, auxliando o ranking estadual e ranking nacional, permitindo também que o plano de incentivo seja alcançado com mais facilidade.
Um local familiar, com estrutura de restaurante, será palco também de um show ao vivo com a banda de rock Tio Juka, muito conhecida no meio do ciclismo. As largadas com bateria e batidas de rock prometem aumentar a carga de adrenalina dos atletas.
Será um ambiente familiar, de integração e descontração para que o assunto seja o MTB, suas novidades e o avanço das ações para o crescimento do esporte.
Nesse ano de 2013 a Fecierj agradece o apoio incondicional da EDF Norte Fluminense, empresa de geração de energia elétrica com destaque mundial, como patrocinadora do evento que vai permitir que o MTB XCO, em Macaé, tenha “uma nova energia”.




Paulo Lopes – Incentivador por natureza
Uma “figura” muito conhecido na Região dos Lagos, como uma das pessoas que mais conhece trajetos desafiadores, é um amante do MTB em qualquer modalidade. De pouca fala e muita ação, Paulo sempre surpreende os atletas com seus passeios ‘lights’ que sempre ofertam desafios.
Vindo do Motocross, especificamente do Enduro, desenvolveu uma paixão pela bicicleta e desligou-se do esporte motorizado visando manter uma linha mais focada no meio ambiente, sustentabilidade e hoje é usuário da bicicleta na cidade e também fortalece as ações de quem busca desenvolver a bicicleta como veículo sustentável e promotor de saúde.
Está sempre utilizando a pista do Campo do Morro Grande como local de treino, cuida, limpa, desvia enxurradas e promove um espaço para que a modalidade olímpica possa ser praticada e seus praticantes possam ter um contato pleno com o meio ambiente.
Nunca pergunte a ele se: ‘já está terminando?’, ‘falta muito?’, ‘tem quantas subidas ainda?’, pois você pode tornar sua pedalada mais desafiadora. E todos gostam dessa marcante característica do maior incentivador do ciclismo off road da região.


Nenhum comentário:

Postar um comentário