quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Etapa 2: TRAIL - 01/12/2013

Trilha das Bananeiras no projeto de incentivo do Macaé MTB Cup



Com um histórico particular, onde a idéia era reunir pessoas para iniciar seus desafios no Mountain Bike (MTB), o grupo de ciclismo da Bikero resolveu alterar a proposta da Trilha das Bananeiras, de forma que pudesse se tornar um modelo de incentivo ao esporte na região.

Ofertando uma estrutura similar a uma prova de maratona (XCM), excluindo apenas as marcações de trilha e acrescentando guias, quem participa desse projeto tem condições de ver tudo o que será encontrado em uma competição. A grande diferença é que não é uma competição, apenas uma pedalada em grupo. Existem campeões e estes são avaliados de outra forma. Ganha quem mais incentivar, quem mais convidar amigos e quem mais se superar. São apenas 3 troféus que são distribuídos de acordo com votação dos guias e da organização.


"A idéia é ofertar um terreno capaz de desafiar a quem está começando no MTB. Mesmo com quilometragem baixa,  a região de Glicério, em Macaé, tem uma grande variação altimétrica. Com isso o desafio é certo. Para quem já é competidor, já tem experiência, a idéia é ir pra curtir com os amigos, para passar bons momentos em grupo e aprender a oferecer ajuda. Para quem está começando, é uma oportunidade de ver como funciona uma prova sem estar em uma competição. O  MTB já tem fama de ser um esporte solidário. Vamos usar a Trilha das Bananeiras para mostrar mais esse lado bom do esporte" - comentou Eduardo Almeida, Diretor Fecierj. "É realizado sempre próximo ao final do ano, momento em que vários atletas já encerraram suas provas e já estão no período de descanso. Isso faz com que eles possam participar para descansar a mente, sem se preocupar com pódio ou correria. É o momento em que eles fazem uma trilha para observar o que está à sua volta, conversando com seus amigos e, principalmente, incentivando quem está começando".
"É um pedal do Paulo Lopes, só que a quilometragem é menor e o desafio é o mesmo! Todos que querem sentir na pele pela primeira vez os desafios do MTB podem ir que vão gostar. O local é fantástico com um terreno que é digno da modalidade. Serão muitas subidas até chegar em Tapera e a descida do Arranchadouro, que fica no Frade, vai deixar a turma com muita vontade de repetir a dose!" - comenta Tiago Guedes, um dos organizadores e morador de Glicério.
A Trilha das Bananeiras reúne entusiastas de todo o Estado do Rio e até mesmo de outros estados. Pessoas que buscam uma pedalada em grupo com suporte, guias e momentos de integração.
Para Marcio Andrade que é da capital, "o motivo que me leva a participar da Trilha das Bananeiras é a superação. Fui em 2012 e vou repetir a dose. Sou um empresário sem tempo pra nada, às vezes até mau humorado por conta do stress da cidade. Vou para relaxar!"




As incrições serão feitas através do site http://macaemtbcup.blogspot.com.br/.
O evento será no dia 01/12/2013, saindo e chegando no distrito de Glicério, Macaé - RJ.
Em 2013 a Trilha das Bananeiras faz parte do Macaé MTB Cup, como a etapa TRAIL do projeto, patrocinado pela EDF Norte Fluminense e apoiado pela Prefeitura de Macaé através da Fesportur.

Veja fotos da edição 2012 em:
https://plus.google.com/photos/114458421382639111814/albums/5804511374272688545?banner=pwa
Veja histórico do projeto em:
http://www.bikero.com.br/2012/11/trilha-das-bananeiras-2012-se.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário